Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Deputado liberal vivencia

um dia como pessoa portadora
de deficiência visual


Mato Grosso do Sul - No dia em que comemoramos os 120 anos de Campo Grande, o deputado estadual João Henrique (PL-MS), lança mais um vídeo em seu canal no YouTube, que faz parte do quadro João em Curso, no qual ele vivencia, desta vez, um dia como pessoa portadora de deficiência visual.

O objetivo do quadro, segundo o parlamentar, é “acompanhar a rotina das pessoas que fazem Mato Grosso do Sul acontecer, dos nossos eleitores: o povo sul-mato-grossense, e todos os desafios enfrentados em seu cotidiano”. Neste segundo episódio João aceitou o desafio proposto pelo Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas, ISMAC, uma instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal que presta atendimento totalmente gratuito à pessoa com deficiência visual, e teve seus olhos totalmente vendados para viver como cego por um dia.

A experiência teve início no próprio instituto, onde o deputado foi recebido como uma pessoa que acaba de perder a visão. No local passou pela avaliação e orientação de uma equipe multiprofissional, como se tivesse realmente perdido a visão abruptamente. O intuito desse primeiro contato é avaliar as respostas comportamentais frente a estímulos e atividades de vida diária para dimensionar o grau da perda visual e o uso da visão residual, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para execução das atividades da vida diária.

Na primeira etapa foi recebido pela assistente social, que o entrevistou para conhecer e compreender os interesses e necessidades dele como cego. Neste momento são feitas orientações sobre os serviços oferecidos pelo Ismac e seus objetivos. Os casos que não se enquadram na proposta do instituto ou necessitam de atendimentos complementares são encaminhados para outros locais na comunidade.

O ensino do Braille, sistema de leitura criado para cegos, também fez parte de sua rotina de aprendizados na instituição. Outros grandes destaques dessa riquíssima experiência foram as práticas chamadas de: Atividades da Vida Diária e Orientação e Mobilidade. João recebeu o auxílio de uma terapeuta ocupacional com o objetivo de se adaptar às diferentes situações da vida diária, como, por exemplo, se vestir, se locomover pela casa, reconhecer os ambientes, etc., promovendo a conquista da sua autonomia. São utilizados recursos terapêuticos e procedimentos específicos para a criação de atividades individualizadas que proporcionam experiências de situações que são normalmente vivenciadas no cotidiano.

Já com o auxílio de um profissional de Educação Física, especialista em Orientação e Mobilidade, foi apresentado a um conjunto de capacidades e técnicas específicas que permitem à pessoa com deficiência visual conhecer, relacionar-se e deslocar-se com independência. As principais técnicas são: auto-proteções, guia vidente e bengala longa. Após a vivência interna, o parlamentar foi para as ruas, acompanhado do presidente do Ismac, Márcio Ramos, cego desde os nove anos de idade.

Nas ruas, João Henrique esbarrou em vários obstáculos, vivenciando a rotina da pessoa portadora de deficiência visual. “Campo Grande comemora mais um aniversário e sonhamos com uma cidade para todos. Nesta data, nosso olhar vai para aquele cidadão que deseja usufruir deste espaço, mas esbarra diariamente em vários obstáculos. Para sentir na pele como isso ocorre, aceitamos o desafio proposto pelo Ismac e agora sabemos como esta cidade poderia acolher essas pessoas com muito mais eficiência e acessibilidade”, destaca.

A dupla saiu do Ismac, localizado na Rua 25 de dezembro, rumo ao Mercado Municipal, e passou ainda pelo Camelódromo, pelo Shopping Campo Grande, por um restaurante no centro da cidade e finalizou o dia na Avenida Afonso Pena, uma das mais importantes de nossa Capital, no monumento em homenagem ao nosso célebre poeta Manoel de Barros. O trajeto foi percorrido parte a pé, outra por meio de transporte coletivo e um pequeno trajeto de carro, para que fosse possível sentir as reais dificuldades de quem anda pelas ruas sem enxergar ou mesmo com baixa visão, como as calçadas esburacadas e inclinadas, ausência de piso tátil e guias rebaixadas, falta de sinalização adequada e ainda a falta de conscientização da população.

“A experiência é também uma oportunidade para sentirmos quais são as reais necessidades dessas pessoas e para que possamos, através do nosso mandato, pensar em projetos e ações que possam ajudar a suprir essas necessidades”, destaca João.

Por meio do quadro, o parlamentar pretende repetir a experiência das mais variadas formas. “Esse foi o segundo episódio de muitos que ainda estão por vir. Essa vivência mais perto do povo, ouvindo suas reivindicações, entendendo como eles vivem e como é a sua rotina, faz parte do meu compromisso de campanha, que é estar sempre nas ruas, perto do Povo, ouvindo e atendendo, na medida do possível, seus anseios e necessidades”, finalizou.

Para assistir o vídeo na íntegra acesse: https://www.youtube.com/user/henriquecatan1988



Fonte: Assessoria de imprensa do deputado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram