Esta Matéria não tem vídeo
Suzano terá Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal neste sábado
Suzano terá Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal neste sábado
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Gestão liberal de Suzano (SP)

promove Caminhada de Prevenção
do Câncer Bucal


São Paulo - A Secretaria de Saúde de Suzano, cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL-SP) vai promover neste sábado, 9, a 3ª Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal. O evento, promovido anualmente na cidade, tem como objetivo ressaltar a importância da detecção precoce da doença e o trabalho realizado na rede municipal.

De acordo com a administração, até o momento, mais de 760 pessoas já se cadastraram na sede da pasta, localizada no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (Avenida Paulo Portela, 210, sala 311 – Centro), para participar. As inscrições são gratuitas e seguem abertas para todo o público.

A caminhada ocorre durante a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que é de 5 e 9 de novembro. Os participantes sairão da área de concentração, em frente ao Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, e descerão pela Rua Baruel até a Praça dos Expedicionários, seguindo pelas ruas General Francisco Glicério, Portugal Freixo, Benjamin Constant, Tiradentes e novamente Baruel.

Na oportunidade, haverá um posto com profissionais da Coordenadoria de Saúde Bucal que irão realizar exames no público. Caso sejam identificados indícios da doença, como feridas e bolhas sem cicatrização, a pessoa será devidamente encaminhada para o especialista no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a gestão liberal, o trabalho de monitoramento e de prevenção dos casos de câncer bucal em Suzano tornou-se referência. Tanto que a atuação do município foi considerada a melhor do Estado de São Paulo e uma das quatro melhores do País no Prêmio Nacional Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2019, categoria até 500 mil habitantes.

Nos meses de abril e maio deste ano, quando houve campanhas de conscientização, foram realizados 16.345 exames, número 28% maior que o do ano anterior. Em Suzano, já foram registrados 20 casos de câncer bucal em 2019 por meio de ações na rede municipal, com três óbitos.

Para o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, o exame preventivo pode ser o fator diferencial para a cura de um paciente, principalmente de pessoas com mais de 40 anos de idade e que consomem álcool e tabaco. Ele explicou que o exame é rápido, indolor e pode auxiliar a evitar problemas sérios no futuro. Para o chefe da pasta, esta caminhada mostra que a comunidade está unida e engajada no propósito da prevenção, que é uma das marcas da atual gestão no município.

Saiba mais

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, aponta que o risco da doença aumenta entre fumantes e alcoólatras, além de outros fatores, como exposição ao sol, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV. Portanto, é recomendado deixar de fumar, evitar o consumo crônico de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável e boa higiene bucal, usar preservativo na prática do sexo oral e aplicar protetor solar nos lábios.



Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/web/suzano-tera-caminhada-de-prevencao-do-cancer-bucal-neste-sabado/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram