Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República

 

 
  14/10/2008
 
   
O deputado Lincoln Portela (PR-MG), em entrevista à TV-PR, defendeu o fim do voto obrigatório, previsto para discussão na Reforma política.

Portela propõe a apresentação e uma Emenda Constitucional que permita ao eleitor a opção do não comparecimento às seções eleitorais nos dias de votação.

Segundo a proposta defendida pelo republicano mineiro, o voto no Brasil seria facultativo, como, aliás, acontece na França e outros países desenvolvidos.

A tese do  voto  facultativo  desperta  debates  apaixonados  no  Congresso
Nacional, mas para Portela o fim desta obrigação é uma questão de afirmação para o regime democrático. "O voto obrigatório, na minha avaliação, é uma posição ditatorial. Não é uma posição de democracia." ressalta.

regime democrático. " O voto obrigatório, na minha avaliação, é uma posição ditatorial. Não é uma posição de democracia.", define o republicano que sustenta seus pontos de vista segundo suas convicções no regime das maiorias. "Democracia para ser democracia, o eleitor tem que, conscientemente, ter o direito de ir às urnas ou não ir às urnas. Ele não pode ser obrigado, coagido ou pressionado.", dispara Lincoln.

Do outro lado do debate, os que se posicionam contrários a liberalidade do voto facultativo não economizam argumentos. Questões como a possibilidade de aliciamentos do eleitor com o fim do voto obrigatório são rebatidas por Portela com base nos fatos consumados. "Se o eleitor é consciente, se há uma fiscalização do poder público, se há uma fiscalização do próprio eleitor, ele não vai querer se corromper. ", antecipa Portela que aposta no bom senso do eleitor brasileiro. "Ele (o eleitor) sabe que o Brasil precisa melhorar seu sistema, e com a condição do voto facultativo esse sistema vai ser ainda melhor e com uma consciência mais ampla de pura democracia.", sentenciou.

 
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922