Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República

 

 
  18/11/2008
 
   
O deputado Léo Alcântara (PR-CE) homenageou nessa terça-feira, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, a vida e a obra de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

O republicano, que participava de sessão solene, pautou seu discurso pela importância do escritor, definido como orgulho máximo das letras nacionais, ao lado de Guimarães Rosa e outros.

"Sem dúvida alguma contribuiu de modo definitivo para a elaboração de uma literatura propriamente brasileira, aperfeiçoando com genial modernidade, o caminho do romantismo no Brasil", frisa o deputado.
Para Alcântara, a eleição do ano de 2008, centenário de sua morte, como ano de Machado de Assis, muito mais do que uma homenagem é a oportunidade de manter e reavivar o interesse pela sua obra, em tempos de multimídia e avalanche de informações.

"O Partido da República, que tenho prazer de representar, não poderia deixar de participar dessa sessão solene, manifestando a convicção de que o uso-fruto da herança machadiana, celebrada em todo mundo deva ser plenamente incentivada nas escolas e universidades, como uma das mais brilhantes expressões da cultura nacional", conclui.

NOTA DA ASSESSORIA DO DEPUTADO

MACHADO DE ASSIS É HOMENAGEADO EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA


O deputado Leo Alcântara representou o Partido da República (PR) durante Sessão Solene realizada na manhã desta terça-feira (18), em homenagem a Machado de Assis, no Plenário da Câmara dos Deputados. "A eleição do ano de 2008, centenário de sua morte, como ano de Machado de Assis, muito mais do que uma homenagem, é a oportunidade de manter e reavivar o interesse em torno de sua obra, em tempos de multimídia, avalanche de informações, comunicação em tempo real." Consagrado como um dos maiores romancistas de todos os tempos, Alcântara relembrou o fato de Machado ter sido alfabetizado em casa e ser autodidata no domínio das línguas francesa e inglesa.

O casamento feliz com Carolina Novais, sua companheira de toda a vida; a bem-sucedida carreira como funcionário público e a notável aceitação de seus escritos nos jornais da época já indicavam a superação definitiva de uma fase de dificuldades e apreensões. Altamente respeitado e festejado no meio literário, Machado se elevaria ao patamar da glória com seu quinto romance: Memórias Póstumas de Brás Cubas, considerado, desde sempre, no Brasil e no mundo, como uma das maiores obras-primas da literatura universal.

Foram centenas de contos e crônicas publicados em vida, poemas e peças de teatro, e oito romances, entre eles o incomparável Dom Casmurro, outro monumento da literatura universal. Segundo Leo Alcântara, a grandeza da obra machadiana, perfeita combinação de erudição, rigor, humor e elegância, transcende as análises e categorias críticas, e está sem dúvida destinada a atravessar os séculos, iluminando a consciência humana sobre as imensas ambigüidades de sua própria condição.



Kelly de Castro
Assessora de Imprensa
(85) 8866 0901
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922