Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República

 

 
  19/11/2008
 
   
O Deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL) defendeu a retomada do programa de equalização da cana-de-açúcar, em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 19.

O Parlamentar que aponta o programa como solução para a crise do setor sucroalcooleiro, indica a queda do preço do açúcar no mercado internacional e o dólar como as principais causas da crise enfrentada pelos plantadores de cana-de-açúcar. "É preciso, urgentemente, que se garanta o acesso ao crédito de exportação para que o setor não entre em colapso geral", defendeu.
Segundo Lessa, o setor sucroalcooleiro é a principal atividade econômica de Alagoas e uma das principais em Pernambuco, em Minas Gerais e em São Paulo e, conseqüentemente, são os Estados que mais sofrem com a crise.

"Para se ter uma idéia, neste momento, para se produzir uma tonelada de cana-de-açúcar no Estado de Alagoas são necessários 45 reais. O usineiro, aquele que recebe a cana para a produção de açúcar, estava pagando 36 reais, em razão da crise financeira internacional", ressaltou.



Leia a íntegra do Discurso do Deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL)

O SR. MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR-AL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, povo brasileiro, venho à tribuna nesta manhã para tratar do agravamento da crise no setor sucroalcooleiro, não só em Alagoas, mas em todo o Brasil.

Esta semana a Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas chamou a bancada federal e o Governo do Estado para uma reunião, no sentido de expor as agruras por que passa o setor. Aliás, digo agravamento da crise porque ela já é vivida há muito tempo, principalmente nesses últimos 2 anos.

A crise se dá, Sr. Presidente, principalmente pelo baixo preço do açúcar no mercado internacional e pelo preço do dólar, que tem agravado a situação dos exportadores do País.

Para se ter uma idéia, Sr. Presidente, neste momento, para se produzir uma tonelada de cana-de-açúcar no Estado de Alagoas são necessários 45 reais. O usineiro, aquele que recebe a cana para a produção de açúcar, estava pagando 36 reais, em razão da crise financeira internacional. Hoje, porém, nem mais está o usineiro indo buscar a cana-de-açúcar no campo.

É preciso, urgentemente, que se garanta o acesso ao crédito de exportação para que o setor não entre em colapso geral.

O setor sucroalcooleiro, a atividade econômica da cana-de-açúcar, é a principal em Alagoas e uma das principais em Pernambuco, em Minas Gerais e em São Paulo.

O que estou falando hoje, não tenham dúvida, não ocorre apenas com os produtores de Alagoas, mas com os produtores de cana-de-açúcar de todo o País.

Na pretendida reunião, Sr. Presidente, o que se pedirá às Lideranças da Bancada Federal, dos Governos dos Estados, é que coloquem os produtores de frente com o Governo Federal, para que possamos retomar urgentemente o programa de equalização da cana-de-açúcar e, obviamente, que se ajude de forma emergencial esse setor tão importante e que está presente em vastas localidades do território nacional.

Quero aqui manifestar minha solidariedade com o setor sucroalcooleiro, principal setor econômico do Estado de Alagoas, e dizer que a Bancada Federal não vai fugir à sua responsabilidade e tratará de marcar essa audiência com o Ministro José Múcio e com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A exemplo de outras atividades econômicas, essa em particular merece todo nosso respeito e cuidado para que não tenhamos uma quebradeira geral nesses Estados produtores, com conseqüências sociais terríveis.

Muito obrigado.




 
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922