TV-PR: MILTON MONTI CRITICA PRÁTICA VIOLENTA DOS TROTES EM UNIVERSIDADES
O Deputado Milton Monti (PR-SP) foi destaque do debate promovido pelo programa Participação Popular da TV Câmara, transmitido na última segunda-feira, 23. O programa discutiu o Projeto de Lei 1023/95, aprovado na Câmara, que proíbe a prática de trote violento nas universidades brasileiras.
O republicano, que é relator da proposta, defendeu a aplicação de penalidades para proteger os calouros de trotes humilhantes nas universidades. "O projeto prevê mais critérios nas formas com que os calouros devam ser recebidos na sua chegada à universidade", ponderou o Parlamentar que alerta para aspectos morais. "É importante que eles sejam recebidos de forma festiva, de forma alegre, mas as pessoas não podem passar constrangimento, humilhação ou qualquer tipo de agressão", sentencia.
Participaram do debate o Deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), o desembargador Valter Xavier, a Professora de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB), Suely Guimarães, a Pedagoga Mônica Fonseca e universitários.
"As pessoas devem poder escolher, nada pode ser feito se a pessoa não aceitar que seja feito", salientou Milton Monti ao ressaltar que o trote deve ser realizado com o consentimento do calouro.
De acordo com projeto, os estudantes que praticarem trote violento serão responsabilizados pelo comportamento inadequado. O veterano que exceder nas brincadeiras de recepção aos calouros será punido com multa de até 20 mil reais, suspensão por até 6 meses e até expulsão definitiva da instituição de ensino superior. O texto aprovado na última quarta-feira, 18, agora segue para apreciação do Senado.
"O projeto tem um ponto importante porque envolve a direção da faculdade também na supervisão dessa recepção", acrescentou o relator.
Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE
CEP: 71503-509