Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

07/05/2018
 
Deputado Kaká Barbosa durante reunião na Assembleia
Deputado Kaká Barbosa durante reunião na Assembleia
Amapá - O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado estadual Kaká Barbosa (PR-AP), recebeu do presidente da Cooperativa Extrativista Mineral do Estado do Amapá (Coemap), Francisco Nogueira, um documento onde é retratada a atual situação dos garimpeiros que residem no município de Tartarugalzinho.

De acordo com o portal de notícias da Assembleia, o garimpo foi fechado após o fechamento do garimpo, em setembro do ano passado, por conta da operação "Estrada Real", da Polícia Federal, que resultou na apreensão de veículos e destruição dos equipamentos usados na extração do ouro.

A área onde funcionava o garimpo, cerca de 70 hectares, fica próxima à BR-156. De acordo com Nogueira, trabalhavam na região mais de mil garimpeiros. Sem poder exercer a atividade de extração de ouro, ainda de acordo com o presidente da Coemap, os trabalhadores passam necessidade.
"São mais de 1,5 mil famílias que residem nesta área. Com o garimpo fechado, esses pais de família estão sem trabalhar e, consequentemente, sem recursos para manter mulheres e filhos. Preciso da ajuda de todos os poderes para tentarmos reverter essa situação e, por isso, procuramos o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa, para que nos auxilie nessa caminhada para que o garimpo seja reaberto", explicou Nogueira.

Segundo a Polícia Federal, o garimpo funcionava ilegalmente. "A área pertence a Beadell, que detém os direitos para a exploração mineral", reconhece Nogueira. "Mas, acreditamos que a empresa pode ceder uma parte da área para que todos possam voltar a exercer suas atividades", pediu.

Na ocasião, o republicano, de posse do documento, informou que vai a Tartarugalzinho para reunir com todos os trabalhadores. "Eu me comprometi em ir ao município para conversamos com os garimpeiros e buscarmos uma alternativa que contemple a todos", adiantou o parlamentar.

Conforme a publicação, além de reunir com os trabalhadores, o presidente do poder Legislativo também procurará o representante da Beadell, o juiz federal, Ministério Público Federal e até do Ministério de Minas e Energia para apresentar a situação em que os garimpeiros se encontram e o que pode ser feito para que a atividade possa ser retomada, dentro da legalidade necessária.

"É necessária a anuência da Beadell para que ? pelo menos ? a área desejada pelos garimpeiros seja liberada para a extração mineral e assim voltem a trabalhar e ter condições de manter suas famílias, dignamente. Mas, para que isso aconteça, precisamos do envolvimento de todos", ponderou Barbosa.



Fonte: http://www.al.ap.gov.br/pagina.php?pg=exibir_noticia&idnoticia=9655


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/