Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

11/05/2018
 
Violência contra a mulher é tema de palestra em Nova Iguaçu
Violência contra a mulher é tema de palestra em Nova Iguaçu
Rio de Janeiro - A prefeitura de Nova Iguaçu, sob gestão do prefeito Rogério Lisboa (PR-RJ), por meio da Procuradoria Geral do Município promoveu, na manhã da última quinta-feira,10, a palestra "Direitos da Mulher - Conquistas e Desafios" para mães e alunas da E. M. Monteiro Lobato, no Centro.

A gestão republicana informou que o tema foi abordado pelo procurador-chefe do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da PGM, Oscar Bittencourt Neto. O objetivo da ação é ajudar no combate à violência contra mulher e incentivar cada vez mais vítimas a denunciarem seus agressores.

De acordo com a administração, a abordagem principal foi sobre a importância Lei Maria da Penha (da Lei 11.340/06), que completa 12 anos em agosto e cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Segundo o palestrante, o primeiro passo para as mulheres se protegerem deste tipo de abuso é reconhecer quando começa o ciclo da violência.

"A primeira fase é a da provocação e da humilhação. Em seguida, vem a explosão e o uso da agressão física. Depois disso, existe o pedido de desculpas e a promessa de que aquilo não vai mais se repetir. A lei permite, por exemplo, até que a mulher se afaste do emprego por até seis meses, caso ela seja obrigada a buscar proteção. Basta o juiz emitir uma ordem ao empregador para que o afastamento não configure abandono de emprego. Elas precisam conhecer seus direitos", explicou.

Ainda conforme a gestão, durante a palestra, o palestrante explicou que existem diferentes formas de violência e que todas elas se enquadram na Lei Maria da Penha.

"Tem a violência física, entendida como qualquer fato que ofenda a integridade e saúde corporal; a violência psicológica, que é qualquer dano emocional ou diminuição da autoestima, ameaça ou constrangimento; violência sexual, que é a relação sexual não consentida, ainda que com o marido; tem também a violência patrimonial, que é quando o homem retém valores da mulher, tira dinheiro ou a impede de trabalhar. Por fim, a violência moral, que é a calúnia, difamação ou injúria".

Saiba mais

Para a diretora da E. M. Monteiro Lobato, Maria Fátima dos Santos Quinta de Barros, a iniciativa da Procuradoria Geral do Município foi fundamental para elucidar questões delicadas, mas que necessitam ser abordadas para que se combata a cultura de violência contra a mulher.

"Temos conhecimento de muitos casos de mães de alunos da escola que já sofreram algum tipo de agressão dentro de casa e que não tinham conhecimento de seus direitos. Esta conscientização é importantíssima, pois quanto mais esclarecimentos a mulher tem, mais voz e vez ela tem dentro da sociedade. A mulher precisa conhecer seus direitos enquanto cidadã", afirmou Maria Fátima.

A prefeitura informou ainda que foi realizada nesta sexta-feira, 11, outra palestra na E. M. Leonel de Moura Brizola, em Austin, às 9h30.



Fonte: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/2018/05/10/violencia-contra-a-mulher-e-tema-de-palestra-em-nova-iguacu/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/