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Senador Magno Malta (PR-ES)
Senador Magno Malta (PR-ES)
Brasília – O Conselho de Programa de Parcerias Público-Privadas (PPI) da Presidência da República anunciou na tarde da última terça-feira, 3, que os investimentos da Mineradora Vale na construção de um novo trecho ferroviário ligando a cidade de Vitória/ES a Presidente Kennedy/MG, como contrapartida para a renovação da concessão da ferrovia Vitória-Minas, não vai mais acontecer.

A decisão pegou empresários e políticos de surpresa. O senador capixaba Magno Malta (PR-ES) divulgou um vídeo, em sua página do facebook, criticando a decisão do governo federal.

Malta explica que as negociações oficiais entre a União e o governo do Espírito Santos, para a construção do novo trecho, existia desde novembro do ano passado, inclusive com o aval do presidente Michel Temer. Para o senador, a decisão do governo federal não se justifica, sobretudo por se tratar da ferrovia Vitória-Minas, uma das mais rentáveis do país.

“A quem interessa tirar os investimentos do Espírito Santo, já que estamos falando da ferrovia mais rentável do país?. Pelo contrato da Vale, já firmado desde o ano passado, outro trecho ligando Vitória a Presidente Kennedy deve ser construído. Nada contra o Centro-Oeste, mas o contrato tem que ser cumprido, e espero que o governo federal cumpra com o acordo já firmado, pois esses investimentos pertencem ao estado do Espírito Santo”, exaltou Malta em vídeo publicado em suas redes sociais.

Pelo novo acordo divulgado, a contrapartida da Vale será, na verdade, construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que terá 383 quilômetros e interligará água Boa, no Mato Grosso, ao entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte, Goiás. A nova proposta é justificada pelo governo como uma priorização no escoamento de grãos da região.

Nova proposta

De acordo com o Jornal A Gazeta, que publicou entrevista com o secretário de Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do PPI, Tarcísio Freitas, a nova ferrovia no Espírito Santo ainda está nos planos do governo federal, mas será feita por meio da renovação da outorga da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que tem a Vale como controladora. A FCA tem 7,2 mil quilômetros e corta 306 municípios, incluindo capixabas.






Fonte: Agência Senado
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