Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

09/11/2018
 
Prefeito sanciona Lei de padronização das calçadas e programa Caminho Seguro
Prefeito sanciona Lei de padronização das calçadas e programa Caminho Seguro
Paraná - O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Dutra (PR-PR), sancionou nesta semana a Lei Municipal nº 3.116/2018 que padroniza as calçadas do município, e também cria o Fundo Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Urbana e cria o Programa Caminho Seguro.

De acordo com a Lei publicada no Diário Oficial Eletrônico, a padronização visa melhoria de calçadas envolvendo questões sociais, ambientais, estéticas e urbanísticas. Os passeios adequados e acessíveis significam mais qualidade de vida, resultando em melhoria da saúde pública, onde mais pessoas poderão transitar especialmente idosos e portadores de deficiências motoras, fomentando o comércio local.

Segundo a gestão republicana, a padronização depende de diversos agentes, não apenas do poder administrativo, mas também, dos moradores e da iniciativa privada. Sendo que, a responsabilidade é de cada proprietário pela manutenção do trecho de calçada em frente ao seu imóvel, edificado ou não, resultando em uma variedade de tratamentos, prejudicando a harmonia e a mobilidade do pedestre.
A administração informou que está previsto dois parâmetros referencias das calçadas: Tipo 1 – Vias de comércio e serviço; Tipo 2 – Vias residências (com menos de 2 metros de largura e com mais de 2 metros de largura). Cada proprietário irá executar as calçadas conforme as disposições constantes na Lei.

Durante os próximos 12 meses, o município estará conscientizando e incentivando a população em geral a manter em melhores condições às calçadas, atraindo assim, patrocínios nos projetos locais de melhorias. Também, viabilizando recursos para padronização das calçadas em frente aos prédios públicos.

O Secretário de Planejamento, Hugo Alves da Silva, salienta que a padronização irá ocorrer em curto, médio e longo prazo. “A nossa indicação de prazo final está estimada em 10 anos, para que todas as calçadas do município estejam padronizadas. Estamos agora no período de vacatio legis, a lei existe, mas ainda não será cobrada, vamos só informar a população através de informativos e mídias sociais como a padronização das calçadas ocorrerá. Porém, se a população já quiser ir se adequando, os projetos estão disponíveis na secretaria”, explica Hugo.

Saiba mais

A Lei nº 3.116/2018 estabelece normas gerais, critérios básicos e padrões para a implantação de calçadas e supressão de barreiras e de obstáculos nos passeios públicos, em atendimento à Lei Federal nº 10.098/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.296/2004.







Fonte: http://www.saomiguel.pr.gov.br/prefeito-sanciona-lei-padronizacao-calcadas-caminho-seguro/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/