Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

23/11/2018
 
 Nova Iguaçu inova com Projeto de Alfabetização
Nova Iguaçu inova com Projeto de Alfabetização
Rio de Janeiro - A prefeitura de Nova Iguaçu, administrada pelo prefeito Rogério Lisboa (PR-RJ), está inovando a educação da cidade com um projeto de Alfabetização diferenciada, que ensina na prática, por meio de atividades lúdicas, a leitura e a escrita.

A gestão republicana informou que depois de detectar que alguns estudantes chegavam ao 4° e 5° anos de escolaridade do Ensino Fundamental com dificuldades de ler e escrever, a Secretaria Municipal de Educação começou a reverter o quadro. No início deste ano, o Núcleo de Alfabetização, Letramento e Numeramento passou a monitorar alunos do 1° ao 3° ano com o objetivo de identificar e corrigir as dificuldades cognitivas.

Segundo a administração, ao todo, 4.340 alunos em 48 escolas estão sendo acompanhados.
As aulas são diferenciadas, com técnicas de ensino lúdicas, onde a música, a brincadeiras e até mesmo os jogos de competição fazem com que as crianças aumentem a concentração gerando um aprendizado mais qualitativo.

A iniciativa vem dando bons resultados e já no terceiro bimestre conseguiu alfabetizar cerca de 70% dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, superando a meta preconizada pelo Ministério da Educação com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que determina alfabetizar até o 2° ano do Ensino Fundamental.

“Uma educação pública de qualidade é direito de todos. Desenvolver habilidades e competências no 1° ano direcionadas à leitura, a interpretação de texto e ao raciocínio lógico é o nosso objetivo. Ampliaremos este projeto em toda a rede municipal no próximo ano letivo, com a meta de alfabetizar 100% destes alunos”, ressaltou a Secretária de Educação Maria Virgínia Andrade Rocha.

Os professores também passaram por capacitação e tiveram o acompanhamento de assessores do Núcleo de Alfabetização. A proposta foi a reorganização das ações desenvolvidas pela Gerência do Ensino Fundamental para diminuir os problemas relacionados à aprendizagem da língua escrita e da matemática, apoiando-se em três pilares: diagnóstico, monitoramento e intervenção.

“Direcionar a prática pedagógica dos professores dentro de estudos sobre a alfabetização, o letramento e o numeramento são fundamentais e impactaram diretamente na diminuição do número de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental que estavam no nível pré-silábico e agora estão alfabetizados”, frisou a subsecretária de Educação Renata Santana.







Fonte: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/2018/11/14/nova-iguacu-inova-com-projeto-de-alfabetizacao/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/