Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

17/12/2018
 
 Plano para Preservação da Mata Atlântica busca participação da sociedade civil
Plano para Preservação da Mata Atlântica busca participação da sociedade civil
São Paulo - A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR-SP), está buscando participação da sociedade civil para criação de um grupo que vai auxiliar na elaboração do Plano para Preservação da Mata Atlântica (PMMA).

O anúncio foi feito na última sexta-feira,14, durante lançamento do projeto. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e seu vice Walmir Pinto, que também responde como secretário-interino da pasta.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo, os interessados já podem se inscrever na sede da pasta (rua Paulo Portela, 210 – centro) ou pelo telefone 4745-2055, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
De acordo com a administração, o grupo, que será formado no começo de 2019 por membros da sociedade civil interessados pelo tema, vai pertencer ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e atuar juntamente com a administração municipal. A primeira reunião com os integrantes será prevista para a segunda quinzena de janeiro, onde já será possível definir o cronograma de trabalho.

Durante o evento, além da apresentação do PMMA, que vai tratar das áreas de preservação ambiental do bioma localizadas no município com base na Lei Federal 11.428/2006, a pasta destacou o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente, da SOS Mata Atlântica e da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), bem como do Comdema, de organizações não-governamentais (ONGs) e de universidades.

Em seu discurso, o gestor republicano esclareceu que a partir do grande projeto, Suzano vai poder receber investimentos direcionados ao Meio Ambiente e ao Ecoturismo. Vale destacar, inclusive, que o Plano vai conseguir trabalhar na recuperação de várias áreas ambientais da cidade, como por exemplo a Lagoa Azul e o Mirante do Sesc.

O prefeito suzanense também lembrou que na manhã da sexta-feira, esteve em São Paulo para assinar um convênio de repasse de R$ 980,1 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O recurso será empregado na contratação do estudo de alternativas para a compensação financeira aos municípios que são afetados pela Lei Estadual de Proteção de Mananciais, em especial, os produtores de água.

Além de Ashiuchi, também participaram do evento o presidente do Comdema, Alexandre César da Fraga Pinheiro Júnior; o diretor geral da Faculdade Piaget, Marcus Vinicius Hebert Rodrigues; o representante de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; e a consultora ambiental da Anamma, Mariana Gianiaki.

Entre os órgãos parceiros, estavam representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, do Sindicato Rural de Suzano, da Associação de Arquitetos e Engenheiros do município, da Universidade Federal do ABC, da Faculdade Piaget, do Instituto Federal e da “The Nature Conservancy Brasil”.

O Plano

Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a elaboração do PMMA está dentro do Plano Diretor 2018-2027, que o reconhece como instrumento de planejamento integrado e gestão, e apresenta como justificativa os 70% do território em áreas de proteção ambiental. O documento tem como principal objetivo reconhecer, avaliar e propor medidas de preservação e restauração de áreas, conciliando com desenvolvimento econômico e social da região.

Segundo a diretora do Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo, os municípios que têm o plano ganham acesso ao Fundo Nacional de Restauração do Ministério do Meio Ambiente, que poderá financiar diversos projetos no município.

A elaboração do plano será executada em quatro etapas: Preparação (com estabelecimento de Grupos de Trabalho, Orientação e Programa de Trabalho), Elaboração (com Diagnóstico, Objetivos Especiais, Áreas e Ações Prioritárias), Aprovação e Implementação (com monitoramento e avaliação do trabalho).



Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/web/plano-para-preservacao-da-mata-atlantica-busca-participacao-da-sociedade-civil/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/