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Notícias do Correio 22 - Partido da República

21/12/2018
 
 Prefeitura de Suzano anuncia sistema on-line para aprovação de projetos e solicitação de documentos
Prefeitura de Suzano anuncia sistema on-line para aprovação de projetos e solicitação de documentos
São Paulo - A prefeitura de Suzano, sob gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR-SP) realizou na última quinta-feira, 20, o lançamento oficial do sistema de aprovação de projetos e solicitação on-line de documentos emitidos pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação.

Trata-se de uma plataforma em ambiente virtual que compõe o conjunto de medidas implementadas para informatizar os serviços prestados pela administração municipal. Na prática, será possível fazer solicitações e acompanhamentos pela Internet 24 horas por dia, sem a necessidade de comparecer pessoalmente ao setor responsável, o que irá garantir agilidade, transparência e economia.

Segundo a gestão republicana, a previsão é de que o sistema seja colocado em funcionamento de fato em fevereiro de 2019.
Desde outubro, funcionários da prefeitura estão sendo treinados para operar o sistema. Em 15 e 17 de janeiro será realizada a capacitação dos profissionais que requerem esse tipo de documentação no dia a dia para saberem como dar entrada nos pedidos e como fazer o acompanhamento. Os interessados poderão se cadastrar a partir de 26 de dezembro, no site www.suzano.sp.gov.br.

De acordo com a gestão republicana, a implementação do sistema, que funcionará em uma plataforma chamada Acto, é realizada pela empresa InMov Inteligência em Movimento Ltda., contratada pela Prefeitura de Suzano. O processo tem a participação e o acompanhamento não só da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação como também das Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração. Entre os serviços que poderão ser solicitados de forma on-line estão aprovação de projetos de obras particulares (residenciais, comerciais e industriais) e emissão de Ocupe-se, Certidão de Diretrizes, Certidão de Desdobro, licenças e autorizações.

Saiba mais

O trabalho de informatização vem ocorrendo desde o ano passado, quando o atual governo firmou convênio com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) para a implantação do Sistema de Informações Metropolitanas (SIM), uma plataforma digital que possibilita a gestão de informações geoespaciais de fontes oficiais do município.

Vantagens

“O sistema de aprovação e solicitação on-line de documentos vai trazer uma série de vantagens. Uma delas é a agilidade no trâmite. Os profissionais não precisarão mais fazer os pedidos presencialmente e poderão acompanhar o andamento de onde estiverem, pela Internet, diariamente e a qualquer hora. Não haverá limitação física. Também teremos economia, já que o uso de papel e de caixas será reduzido. E o mais importante: ampliará a transparência, pois qualquer cidadão poderá acessar o sistema para verificar as obras regulares em andamento, por exemplo”, destacou o secretário Elvis Vieira.

Ele explicou ainda que embora tudo ocorra de forma on-line, as análises necessárias serão feitas normalmente pelos funcionários da pasta. No entanto, a previsão é de que haja celeridade na conclusão dos serviços solicitados. “A Certidão de Diretrizes, por exemplo, demorava 60 dias para ser emitida. Nesta gestão conseguimos reduzir para até dez dias. Com o sistema on-line, a nossa meta é que esse tempo caia para 24 horas”, afirmou o chefe da pasta. Durante o evento, a diretora de Planejamento, Eliene Coelho, fez uma apresentação sobre o SIM e o representante da InMov, Luiz Jacometti, mostrou o passo a passo de como funcionará a plataforma Acto.

Inovador

Para o gestor republicano, a mudança é uma evolução rápida na prestação de serviços muito importante que a cidade está testemunhando.

“Sem dúvida, Suzano dá um passo muito grande com esse projeto inovador e pode servir de exemplo no Alto Tietê. Atende às reivindicações com modernidade e ajuda a trazer investimentos para a cidade. Um marco importante para Suzano em termos de aprovação de projetos e emissão de documentos. A população agradece”, disse. Ao término, o chefe do Executivo fez a entrega da primeira certidão solicitada de forma on-line e a última em papel por esse meio. Quem recebeu foi a arquiteta Patrícia Sayuri, que participou do experimento para implantação do novo sistema.



Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/web/prefeitura-de-suzano-anuncia-sistema-on-line-para-aprovacao-de-projetos-e-solicitacao-de-documentos/


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