Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

16/01/2019
 
Casos de dengue caem 71,83% em 2018
Casos de dengue caem 71,83% em 2018
Mato Grosso - A prefeitura de Sinop, administrada pela prefeita Rosana Martinelli (PR-MT) anunciou, na última terça-feira, 15, que o número de casos confirmados de dengue na cidade teve uma queda de 71,83% no último ano, em relação a 2017.

De acordo com a administração, entre janeiro e dezembro de 2018 foram confirmadas 376 ocorrências da doença contra as 1.335 do igual período antecessor.

O Coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, explicou que a baixa mostra a seriedade do trabalho realizado diariamente pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Endemias, e os múltiplos parceiros. Ele lembra que para obter esse resultado houve uma gama de medidas tomadas em conjunto com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, a população, entidades de classe e demais.

“No entanto, não podemos nos descuidar, principalmente nesta época quente e chuvosa, que fornece condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, alerta o coordenador.
A gestão republicana tem desenvolvido continuamente, no decorrer do ano, ações de contenção contra as arboviroses. Além das visitas de rotinas a domicílios e limpeza dos terrenos, a equipe de endemias acompanha a cada 15 dias todos os 150 pontos estratégicos do município (borracharias, ferros-velhos, oficinas, entre outros) que concentram grandes números de potenciais criadouros. Esses locais são tratados com inseticidas e larvicidas, com o objetivo de eliminar possíveis fêmeas do mosquito.

Cesário também aponta os bloqueios de casos como fundamentais para evitar a proliferação da doença nas imediações. A ação conta com todas as unidades de Saúde, que notificam o Centro de Endemias toda vez que um cidadão suspeita ou contrair qualquer uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A partir daí, uma equipe é direcionada para o endereço que reside o paciente e nesta localidade é feita uma pulverização que alcança aproximadamente 900 metros ao redor do imóvel.

Durante todo o ano de 2018, também foram feitos diversos mutirões que diminuíram o índice de infestação de 3,5 % (em fevereiro) para 0,3% (em setembro). Só na região central da cidade, com apoio da CDL Sinop, ACES, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, uma grande ação voltada à eliminação de focos e potenciais criadouros do mosquito resultou na vistoria de aproximadamente 1.500 imóveis (entre comércios e casas) em 54 quarteirões entre as Avenidas Itaúbas, Embaúbas, Figueiras e Jacarandás.

Já as equipes das secretarias de Educação e Saúde fizeram um forte trabalho de conscientização da população com especialistas nas creches, escolas, faculdades e empresas públicas e privadas para difundir informações sobre a prevenção.

Saiba mais

Sempre que for necessário denunciar um local que represente potencial criadouro para o mosquito o cidadão deverá utilizar um dos canais para registrar sua denúncia. Em Sinop, está à disposição da população o telefone (66) 3511-1829, o site da Prefeitura de Sinop (clicando-se no atalho que direciona para o site do www.seligasinop.com.br) e o aplicativo Se Liga Sinop. O software é gratuito, podendo ser baixado no celular.

Assim que acionado, o Centro de Endemias realizará a avaliação do risco no local e as medidas cabíveis serão tomadas em até cinco dias úteis.



Fonte: https://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/Casos-de-dengue-caem-7183-em-2018--6525/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/