Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

22/01/2019
 
Município realiza semana de combate à Hanseníase
Município realiza semana de combate à Hanseníase
Ceará - A prefeitura de Maracanaú, comandada pelo prefeito Firmo Camurça (PR-CE) anunciou, que a Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal de Hanseníase, iniciou na última segunda-feira,21, a Semana Municipal de Combate à Hanseníase.

A gestão republicana informou que a iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que é comemorado no último domingo do mês de janeiro. Por meio do slogan “Prevenção de Incapacidades em Hanseníase”, a Secretaria da Saúde de Maracanaú reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura.

A ação visa eliminar fontes de infecção, reduzir e minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio.

Segundo o Secretário da Saúde, Torcápio Vieira, a prevenção é o melhor caminho.
“As ações de prevenção da Hanseníase, através das equipes de estratégia da saúde da Família, visam o diagnóstico e o tratamento da doença precocemente”, afirma Torcápio Vieira.

De acordo com a administração, as ações serão realizadas do dia 21 a 27 de janeiro em todos os postos de saúde, visando intensificar a abordagem aos pacientes que estão procurando os centros de saúde, detectando sinais da doença, como manchas pelo corpo e diminuição da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, além de promover ações educativas.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população maracanauense acerca dos sinais e sintomas da doença, importância do diagnóstico precoce, realização do tratamento e reafirmar o compromisso de luta contra a doença em nosso Município.

O que é Hanseníase?

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infectocontagiosa causada por um micro-organismo denominado Mycobacterium leprae.

Forma de Transmissão


Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, em meio às secreções nasais e gotículas da fala, tosse ou espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Sinais e Sintomas

Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular – como dificuldade para segurar objetos. Os sinais da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades: mãos, pés, face, orelhas, costas, nádegas e pernas.

Tratamento

A hanseníase tem cura. As primeiras drogas efetivas surgiram na década de 1940. O tratamento com o coquetel de drogas, chamado de poliquimioterapia (PQT) consiste no uso conjunto de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. Mas o esquema terapêutico varia de acordo com o tipo de hanseníase. O tratamento é feito nas unidades de saúde do SUS e é gratuito.

Prevenção

Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida será a cura. Uma outra medida preventiva é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.



Fonte: http://www.maracanau.ce.gov.br/municipio-realiza-semana-de-combate-a-hanseniase/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/