Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

25/02/2019
 
Prefeitura de Suzano alerta para boatos e ‘fake news’

”
Prefeitura de Suzano alerta para boatos e ‘fake news’
São Paulo - A administração republicana de Suzano, comandada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR-SP), por meio da Secretaria de Comunicação Pública (Secop), tem verificado uma série de inverdades e informações equivocadas que confundem e intrigam o cidadão quanto às ações realmente exercidas pela prefeitura.

A pasta ressalta a importância da checagem de informações com fontes oficiais, ligadas à municipalidade, e destaca o desafio do combate aos boatos e às “fake news” junto aos usuários das redes sociais, estando sempre à disposição para esclarecimentos pertinentes na página do Facebook (Prefeitura de Suzano) e do Instagram (@prefeituradesuzano).

Segundo a gestão, a velocidade da informação chegou ao ápice com o auxílio da crescente tecnologia empregada na produção de notícias, por profissionais da comunicação, bem como também por todo e qualquer pessoa que tenha acesso a um meio de publicação.
Apesar do indiscutível proveito da democratização da informação, sobretudo com o advento das redes sociais e aplicativos de mensagens, é preciso reforçar a atenção quanto à origem antes de replicar as ideias absorvidas. As notícias falsas, conhecidas como “fake news”, inundam a Internet com conteúdo mentiroso e nocivo à sociedade.

O secretário de Comunicação Pública de Suzano, Marcelo Prado, defende que a melhor maneira de se informar é buscar conhecimento apenas em fontes confiáveis. Segundo ele, quem não está informado, se torna presa fácil e pode se convencer até com bobagens. Cultura é a primeira linha de defesa. Uma ideia e regra útil é conhecer o autor. Anônimo, em grupos de mensagens ou nas redes sociais, é mistura instantânea e impunidade eterna. Portanto, sem autor, nem vale a pena prestar atenção.

Prado ainda destaca a banalização do termo notícia atribuído aos boatos que surgem. Se não há pesquisa, apuração, não é notícia. De acordo com o secretário, o termo tem sido utilizado deliberadamente, desacreditando o jornalismo. Não se pode confundir liberdade de Imprensa com discursos imorais e formas ilegais de expressão. Muitas falas on-line são danosas, por isso é preciso ser mais sutil na avaliação. Além disso, vale ressaltar os perigos de montagens em fotos e vídeos, já verificadas com o mau uso das ferramentas de edição.

Saiba mais

As informações sobre serviços e trabalhos realizados pela municipalidade estão disponíveis no portal da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br), diariamente atualizado. Todas as dúvidas e sugestões também são acolhidas por meio das páginas oficiais da administração municipal nas redes sociais. A Secretaria de Comunicação Pública está disposta a esclarecer com transparência qualquer questão da Imprensa e dos cidadãos, contribuindo para o melhor funcionamento do serviço público municipal.

Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/web/prefeitura-de-suzano-alerta-para-boatos-e-fake-news/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/