Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

16/04/2019
 
Deputada estadual Delegada Graciela (PR-SP)
Deputada estadual Delegada Graciela (PR-SP)
São Paulo - A deputada estadual Delegada Graciela (PR-SP) quer reduzir pela metade o prazo para que os departamentos e órgãos ligados ao governo do Estado respondam os requerimentos de informações feitos pelos legisladores estaduais.

A proposta da republicana apresentada pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC 02/2019), que contou com o apoio de outros 34 deputados para ser protocolada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Agora, a PEC tramitará pelas comissões até estar pronta para ser votada no plenário da Casa.

O requerimento é uma forma regimental dos deputados estaduais questionarem ao autoridades de governo quanto a qualquer problema em atendimentos à população, serviços oferecidos pelo Estado, informações sobre programas e projetos de governo, dados oficiais, entre outros.

“Os requerimentos são uma forma regimental dos deputados exercerem seu poder de fiscalização sobre o Poder Executivo – o que é uma atribuição constitucional dos parlamentares”, explicou a deputada.
Ao apresentar um requerimento, nos primeiros dias de seu mandato, questionando a falta de remédios da DRS (Diretoria Regional de Saúde de Franca), sua cidade de origem, a deputada obteve a informação de que a Secretaria de Estado da Saúde teria até 30 dias para respondê-la, prorrogáveis por período incerto.

“É muito tempo para uma informação que envolve saúde pública, pessoas esperando remédios. E isso se aplica a várias outras áreas da administração pública. Por isso, decidimos apresentar a PEC para limitar o tempo das respostas ao máximo de 15 dias. Para que os deputados possam fiscalizar, possam ter respostas com celeridade para esclarecer a população”, afirmou Delegada Graciela. Um fato que chamou a atenção da parlamentar é que, pela Lei de Acesso à Informação, o tempo de resposta ao cidadão, pelo Estado, é de até 20 dias, inferior ao limite imposto aos parlamentares. “Não faz sentido essa discrepância de prazos”, afirmou Delegada Graciela. Ampla abrangência Pela PEC apresentada republicana, o tempo de resposta aos requerimentos será limitado nos 15 dias não somente a secretários de estados, mas também a dirigentes, diretores e superintendentes de órgãos da administração pública indireta e fundações; ao Procurador-Geral de Justiça, que tem status de secretário de Estado, reitores das universidades públicas estaduais e diretores de agências reguladoras de serviços.



Fonte: Assessoria de imprensa da deputada


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/