]
Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

22/04/2019
 
Deputado estadual George Soares (PR-RN)
Deputado estadual George Soares (PR-RN)
Rio Grande do Norte - Em pronunciamento durante a sessão plenária no último dia 11, na Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual George Soares (PR-RN) destacou o Projeto de Lei que apresentou na Casa propondo a criação do Programa Estadual de Preservação e Recuperação da Palmeira Carnaúba e de Estímulo às Atividades Produtivas dela Derivadas, o ‘Pró-Carnaúba’.

A proposta republicana proíbe a derrubada injustificada de palmeiras da espécie.

“Esse projeto visa solucionar os muitos problemas enfrentados pelo setor produtivo da Carnaúba em nosso Estado, assegurando a preservação e a recuperação dessa espécie em seu bioma natural. Tenho certeza que o Pró-Carnaúba vai representar um enorme avanço na revalorização econômica dessa palmeira, que faz parte da bandeira e do brasão do Rio Grande do Norte”, explicou o republicano.
De acordo com o parlamentar, a Carnaúba só existe naturalmente numa estreita faixa de terra, que vai do Vale do Açú ao Maranhão. A espécie faz parte da tradição cultural do Rio Grande do Norte com relevante importância econômica para o Estado, em razão da produção e comercialização da cera de Carnaúba – que tem grande valor no mercado internacional.

“A exploração de seus produtos não só ajudou a formar a economia do Estado nos últimos três séculos, quanto continua a representar um enorme potencial econômico para o nosso homem do campo. No entanto, infelizmente a Carnaúba vem sendo dizimada nas últimas décadas, ao ponto de hoje contarmos com apenas cerca de 20% das palmeiras existentes no passado”, observou.

Segundo o portal de notícias da Assembleia, além da ameaça de extermínio, o parlamentar explica que a inadequada exploração de seus produtos vem historicamente gerando conflitos econômicos e trabalhistas, “como infelizmente pudemos constatar no ano passado, quando se confirmaram as denúncias de trabalho semi escravo na extração da cera de Carnaúba”.

O projeto defende, dentre outras medidas, assegurar orientação técnica aos pequenos produtores rurais e da agricultura familiar, visando estimular o plantio, o manejo e a adequada exploração dos produtos da palmeira, em consórcio com outras culturas de subsistência. Busca ainda atrair, estimular e orientar a implantação de indústrias de beneficiamento dos produtos derivados da palmeira, visando a agregação de valor econômico ao setor.

“Nosso projeto, portanto, atende aos pleitos tanto daqueles que atuam no ciclo produtivo da Carnaúba, e que dela sobrevivem, quanto dos defensores do meio ambiente, que lutam contra a extinção dessa planta tão rica e querida pelos norte-rio-grandenses”, concluiu o deputado.

Fonte: http://www.al.rn.gov.br/portal/noticias/13585/george-soares-destaca-projeto-de-lei-para-preservao-e-recuperao-da-carnaba


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/