Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

14/05/2019
 
Legenda: Ministra Damares Alves lança em Suzano projeto-piloto de prevenção ao suicídio
Ministra Damares Alves lança em Suzano projeto-piloto de prevenção ao suicídio
São Paulo - O município de Suzano, administrado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR-SP) recebeu na última segunda-feira,13, a visita da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ela esteve no Cineteatro Wilma Bentivegna, acompanhada do gestor republicano e de autoridades do município e do Alto Tietê, para lançar oficialmente a campanha “Acolha a Vida”, um projeto-piloto do governo federal de prevenção ao suicídio e à auto mutilação de crianças e adolescentes no País que começará na cidade.

A gestão republicana informou que a presença da representante do presidente Jair Bolsonaro ocorreu no dia em que a tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil completou dois meses.

Na ocasião, a ministra explicou que esta é uma parceria voltada à saúde mental de jovens, principalmente nas escolas, a partir de capacitação de profissionais de vários ramos de atuação e acompanhamento do público-alvo e de seus familiares.
“Queremos ensinar a ler os sinais que as crianças e os adolescentes em sofrimento estão emitindo, trabalhando a prevenção e também períodos subsequentes aos casos registrados. Vamos salvar vidas e vamos começar por Suzano, sem bandeira partidária e sem qualquer tipo de alarde. Faremos um trabalho sério, científico e silencioso”, destacou Damares.

Ela apontou durante o evento dados estatísticos que mostram um cenário que considera de epidemia no mundo todo. Um levantamento mostra que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens, principalmente dos 12 aos 18 anos e em sua maioria entre as garotas. A cada ano, 120 mil pessoas tentam tirar a própria vida e 12 mil conseguem concretizar, o que torna o Brasil no 8º País no mundo nesse quesito. Estima-se que 20% dos jovens estão se automutilando atualmente.

“E esses números devem aumentar, porque agora temos uma lei federal (nº 13.819/2019) que obriga a notificação de casos de tentativa de suicídio e de automutilação, em especial por parte das escolas, que terão de nos informar sobre essas ocorrências”, disse. O objetivo é implementar um observatório estatístico que permita entender o fenômeno e saber onde ocorre com maior intensidade.

Trabalho

A previsão é de que na próxima semana a pasta comece a elaboração do organograma das ações da campanha “Acolha a Vida”, que na cidade terá o slogan “Suzano Sem Dor”. A iniciativa envolverá quatro Ministérios: da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Saúde; da Educação; e da Cidadania. Suzano é uma das quatro cidades da América do Sul onde ocorrerá esse trabalho, já apresentado à Organização das Nações Unidas (ONU) e que também será levado a Portugal. “É um projeto-piloto para o mundo. Suzano ajudará a salvar crianças e adolescentes de todo o planeta”, comentou Damares.

A atuação na cidade envolverá capacitações de professores, conselheiros tutelares, líderes religiosos, jornalistas, advogados, policiais, médicos e também familiares de crianças e adolescentes. Em um segundo momento começará o trabalho com os alunos, já que o foco principal será nas escolas de Suzano. Para isso, serão colocados à disposição profissionais de psiquiatria, psicologia e estudantes universitários. O tempo de desenvolvimento desse projeto-piloto e os detalhes de como ocorrerá na prática ainda serão definidos.

Qualidade de vida

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a escolha de Suzano para estar na vanguarda deste projeto-piloto federal é motivo de orgulho e de satisfação. Ele destacou a importância da junção de projetos importantes que possam promover a melhoria da qualidade de vida da população, como o da criação do Complexo da Família no antigo prédio do Restaurante Popular, já solicitado pela primeira-dama Larissa Ashiuchi durante visita ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no mês passado.

O chefe do Executivo suzanense destacou que a junção de esforços irão culminar em um resultado positivo como resposta à sociedade, estando preocupado com as famílias, com as pessoas, principalmente com as crianças e adolescentes.

Um dos articuladores da vinda da ministra a Suzano foi o deputado federal Marco Bertaiolli, que se reuniu com ela dias atrás em Brasília e sugeriu a escolha da cidade para iniciar a campanha “Acolha a Vida”, que, até o final do ano, deverá ser ampliada para cerca de metade do País. O parlamentar comentou que o lançamento desta iniciativa é um exemplo de altruísmo que rege o governo federal, para unir forças, independentemente das cores partidárias. Já o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira complementou dizendo que Damares é uma ministra do mais alto quilate, que enfrenta dificuldades no dia a dia, mas que se mantém firme para que o trabalho ocorra.

Presenças

Entre os presentes no Cineteatro Wilma Bentivegna estavam a primeira-dama Larisa Ashiuchi; a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto; os secretários municipais Jefferson Ferreira dos Santos (Segurança Cidadã), Luis Cláudio Guillaumon (Saúde); Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer), Said Raful Neto (Governo), Leandro Bassini (Educação), Murilo Inocencio (Assistência e Desenvolvimento Social) e Claudinei Valdemar Galo (Transporte e Mobilidade Urbana); o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sérgio de Assis Andrade; os vereadores Joaquim Antônio da Rosa Neto, Neusa dos Santos Oliveira, Edirlei Junio Reis, Lisandro Frederico, José Izaqueu Rangel, Denis Claudio da Silva, José Silva de Oliveira e Marcos Antonio dos Santos; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Suzano, Wellington Silva; além de servidores municipais e representantes das cidades de Mogi das Cruzes, Poá e Itaquaquecetuba.

Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/web/ministra-damares-alves-lanca-em-suzano-projeto-piloto-de-prevencao-ao-suicidio/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/