Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

28/05/2019
 

Prefeitura promove conscientização sobre Dia Mundial sem Tabaco
Minas Gerais - A prefeitura de Araxá, administrada pelo prefeito Aracely de Paula (PL-MG), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última sexta-feira,24, uma blitz educativa sobre os malefícios do cigarro distribuindo panfletos com orientações para quem está querendo parar de fumar.

A administração informou que são promovidas ações de conscientização nas salas de espera das Unidades de Saúde e Estratégias Saúde da Família (ESF´s), trabalho que vai até o dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco.

A enfermeira responsável pelo Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Ribeiro Martins Borges, informou que estão divulgando o tratamento oferecido na rede pública para quem quer parar de fumar e repassam orientações sobre as doenças e os malefícios causados pelo tabagismo. Ela ressaltou que promovem ações preventivas em todas as unidades de saúde e o tratamento com grupos de apoio é oferecido na Unicentro.

Existem três grupos que se reúnem às terças e quintas-feiras, com previsão de se implantar um novo grupo em julho. Além das reuniões, os fumantes acompanhados pelo médico do Programa recebem remédio para reduzir a ansiedade e adesivos de nicotina.

Segundo a gestão, nos grupos são trabalhados os seguintes tipos de dependência: a química causada pela nicotina; a comportamental, que é quando a pessoa tem hábitos que remetem ao desejo de fumar como tomar café, consumir bebida alcoólica, terminar uma refeição; e a dependência psicológica, em que a pessoa fuma porque está triste, sozinha, nervosa ou estressada. “Trabalhamos com base na vontade da pessoa. Não existe medicação para parar de fumar. Existe força de vontade”.

Juliana explicou que fumou durante uma década e está há seis anos sem fumar. Afirmou que é preciso ter determinação, o que não é fácil, mas não é impossível. Reforça que o vício é uma doença como diabetes, hipertensão e precisa ser tratada. Acrescenta que nos trabalhos de conscientização, estão informando que o narguilé e o cigarro de palha não são naturais como muitas pessoas pensam. O narguilé por exemplo, é como se a fumante estivesse consumindo cem cigarros ao mesmo tempo.

A enfermeira destacou ainda que quem fuma perde a consciência sobre os malefícios do cigarro e precisa do apoio e da paciência da família. “São muitos malefícios do tabagismo como causar câncer de boca, laringe e pulmão. Morrer todo mundo vai, mas é preciso pensar na qualidade da morte. O cigarro prejudica além do fumante, as pessoas e os animais de estimação que convivem com o cigarro como fumante passivo”, finalizou.

Fonte:http://araxa.mg.gov.br/noticia/link/3100/prefeitura-promove-conscientizacao-sobre-dia-mundial-sem-tabaco



© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/