Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

05/06/2019
 

Deputado estadual Talysson de Valmir (PL-SE)
Sergipe - O portal de notícias da Assembleia Legislativa de Sergipe repercutiu, que o deputado estadual Talysson de Valmir (PL-SE) protocolou proposta, que propõe a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

Segundo a publicação, com sede em Itabaiana, e com origem datada de 1745, a Sociedade é uma das instituições mais antigas do Brasil. Ao longo destes mais de dois séculos e meio de história ininterrupta, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição tem contribuído para o desenvolvimento sócio-cultural de Itabaiana e de todo o estado, por meio da música.

“Preciso destacar que desde 2005 a denominação Filarmônica Nossa Senhora da Conceição deixou de representar apenas um grupo musical para constituir-se em instituição e abrigar diversos grupos e programas em suas dependências”, ressaltou o liberal.

Filho de Itabaiana e conhecedor da magnitude do trabalho desenvolvido pela filarmônica, o parlamentar destacou a importância da instituição não apenas para Itabaiana, mas para o país. “A Filarmônica vem contribuindo para a formação da sociedade Brasileira. Por suas dependências já passaram nomes ilustres da historiografia sergipana, a exemplo do grande jurista Tobias Barreto de Menezes, e do notável brasileiro José Calazans, e do renomado político José Sebrão de Carvalho”.

O parlamentar também observou que a filarmônica é reconhecida de utilidade pública musical, estadual e federal, além de ser cadastrada no Fundo da Infância e da Adolescência. Em 2007, foi premiada nacionalmente com o programa de apoio a orquestradas do Ministério da Cultura. Hoje a Filarmônica recebe também o nome de Orquestra Sinfônica de Itabaiana, tendo em sua sede um museu onde estão expostos diversos instrumentos musicais do século passado, assim como, o acervo da filarmônica com várias partituras de compositores e mestres itabaianenses como Sebrão Sobrinho.

De acordo com o portal, além do Museu, a instituição mantém em suas dependências, o Instituto de música maestro João de Matos, a Escola de Música, a Banda Jovem, a Banda Sinfônica, a Orquestra Preparatória de músicos, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana e os coros adulto e infantil.

Talysson de Valmir frisou que terá o apoio dos colegas parlamentares na aprovação da Lei, afinal não pairam dúvidas quanto a importância e seriedade desta instituição que leva a música de artistas de todos os cantos e épocas para diversos públicos, sem contar seu papel social na formação de seus integrantes.

Fonte:https://al.se.leg.br/filarmonica-de-itabaiana-pode-se-tornar-patrimonio-cultural-e-imaterial/



© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/