Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

17/06/2019
 

Suzano terá capacitação de profissionais em pré-natal e saúde materno-infantil
São Paulo - A Secretaria de Saúde de Suzano, cidade sob gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL-SP) planeja, apoia e desenvolve diversos processos de educação permanente para trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste mês, serão promovidas ações previstas no programa federal Rede Cegonha voltadas à saúde de mães e bebês e ao enfrentamento da mortalidade infantil na cidade.

A administração informou que a iniciativa faz parte dos desafios prioritários de 2019 estabelecidos pela pasta e integra os processos de formação e capacitação construídos em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do Ministério da Saúde com o objetivo de fortalecer e qualificar a atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério.

O secretário de Saúde de Suzano, Luis Claudio Guillaumon, explicou que os médicos pré-natalistas terão encontros sistematizados para a discussão de casos sobre manejo de risco habitual gestacional, incluindo a ampliação dos dispositivos de comunicação entre os profissionais da atenção básica e os especialistas.

Além disso, ainda neste mês, nos dias 25 e 26 (terça e quarta-feira) ocorrerá a Oficina de Investigação de Óbito Infantil, Materno e Fetal para médicos e enfermeiros de toda a rede municipal em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Os objetivos são atualizar e fortalecer os trabalhos relacionados às etapas de investigação de óbitos, conscientizar a respeito da relevância da iniciativa, contribuir com a redução da mortalidade infantil por meio da qualificação do pré-natal na atenção básica e na atenção ao parto e ao puerpério e proteger a mãe e o bebê de agravos evitáveis.

Segundo Guillaumon, o planejamento da Gestão da Educação e do Conhecimento em Saúde e da Gestão da Qualidade, áreas responsáveis pelo desenvolvimento e apoio dos processos de formação e capacitação junto às áreas técnicas, é construído a partir da identificação dos problemas prioritários, para a elaboração de medidas que atendam às demandas para o enfrentamento dos principais desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) em Suzano e para a garantia de oferta de ações e serviços integrais e de boa qualidade à população.

Psicólogos

Diante disso, outro desafio prioritário da pasta para este ano é relacionado à Rede de Atenção Psicossocial, em razão do ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil. Nele estão previstos processos contínuos de integração, qualificação e fortalecimento do cuidado e da promoção em Saúde Mental. Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou a contratação de 39 psicólogos, por tempo indeterminado, para atendimento da demanda nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e nos postos de saúde de Suzano. Uma intensa programação para acolhimento destes profissionais está programada para o início do mês de julho.

Também estão previstas mais atividades no segundo semestre: oficinas “Boas Práticas em Equipamentos de Saúde” e “Gestão de Competências na Enfermagem”, ciclos de formação de agentes comunitários de saúde, atualização em saúde bucal, capacitação em atendimento pré-hospitalar e oficina de cessação tabágica, dentre outras.

Segundo a gestão liberal, só neste ano, até o momento, já foram realizadas várias iniciativas junto ao quadro de servidores, envolvendo 630 profissionais em uma jornada de 80 horas. Entre os assuntos estão qualificação em teste rápido de HIV/sífilis, dispensação ambulatorial na atenção básica, manejo clínico dos casos de violência autoprovocada, dengue, saúde da mulher, sensibilização a respeito da importância da intensificação da vacina DTPa (Tríplice Bacteriana – Difteria, Tétano e Coqueluche) para gestantes e atualizações em saúde bucal para a Atenção Básica e a Atenção Especializada (Articulação Temporomandibular, Endodontia, Terapêutica Medicamentosa e Manifestações Bucais nas Infecções Sexualmente Transmissíveis).



© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/