Notícias Correio 22
11/09/2018
 
   Sinop ganha primeira escola urbana de ensino em tempo integral
Sinop ganha primeira escola urbana de ensino em tempo integral
Mato Grosso - O município de Sinop, administrado pela prefeita Rosana Martinelli (PR-MT), deu um importante passo em direção ao cumprimento dos objetivos e metas previstos no Plano Municipal de Educação e que versam sobre a implantação, de forma gradativa, do ensino em tempo integral para os estudantes do Ensino Fundamental.

A gestão republicana informou que a primeira unidade urbana com jornada expandida de ensino é a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Aparecida Amaro de Souza, no bairro São Cristóvão.

A gestora republicana informou que a escola é integral porque abrange um período de, pelo menos, sete horas diárias de atividades, fator que a classifica dentro deste regime, em consonância com o Plano Municipal de Educação. Na composição atual são 4 horas de período letivo regular e mais 4 horas em contraturno, com exceção da sexta-feira, quando os estudantes frequentam o estabelecimento em um único período - aquele no qual estão regularmente matriculados.
Na manhã desta segunda-feira, 10, uma solenidade na sede da EMEB marcou a ativação oficial da escola urbana em fase integral.

Ao falar para a comunidade do bairro São Cristóvão, Martinelli frisou a importância pedagógica da escola urbana em tempo integral.

"Ficamos satisfeitos e felizes porque toda a diretoria e professores abraçaram a ideia. Sinop começou pelo São Cristóvão e nada mais justo que começar a escola integral por aqui. A escola de tempo integral vai melhorar o ensino, pois estamos cuidando da criança o dia todo. Enquanto em um período ela está em sala de aula no outro está fazendo atividades extracurriculares pedagógicas, culturais, esportivas. Ela completa a formação da criança", frisou a prefeita.

Saiba mais

O ato abriu a agenda da prefeita no terceiro dia de atividades do Celebra Sinop, evento comemorativo ao aniversário de 44 anos de fundação da cidade. Conforme Martinelli, há pelo menos dois anos o município vinha realizando estudos sobre a escola integral. Em julho de 2018, a escola ampliou seus serviços passando a operar em fase integral.

Nesta fase inicial, são atendidos pelo turno integral cerca de 280 crianças do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental. A intenção é que em 2019 o atendimento seja ampliado para 100% dos alunos de 1º ao 5º anos. Ao todo, a EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza atende 580 estudantes entre os níveis Ensino Fundamental e o segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesse sistema, os alunos do período matutino estudam das 7h às 11h, fazendo o contraturno das 13h às 17h. Já alunos do período vespertino invertem, fazem o contraturno pela manhã, 7h às 11h, e o regular das 13h às 17. Para realização das atividades previstas no projeto pedagógico, são utilizadas dez salas de aula do centro catequético do bairro São Cristóvão, mais a estrutura do espaço de festas e o ginásio de esportes do bairro.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), preconiza em seu artigo 34, parágrafo 2º, a progressiva implantação do ensino em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino, para os alunos do Ensino Fundamental. Como expõe a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, a ativação da primeira escola urbana em tempo integral também vai ao encontro do plano de governo e metas da gestão republicana.

“O objetivo da gestão é, a partir desta escola em tempo integral, melhorarmos os índices educacionais, por exemplo, do São Cristóvão, com atividades de contraturno em áreas pedagógica, esportiva e cultura”, frisou a gestora.



Fonte: https://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/-sinop-ganha-primeira-escola-urbana-de-ensino-em-tempo-integral-6233/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/