Notícias Correio 22
16/01/2019
 
Casos de dengue caem 71,83% em 2018
Casos de dengue caem 71,83% em 2018
Mato Grosso - A prefeitura de Sinop, administrada pela prefeita Rosana Martinelli (PR-MT) anunciou, na última terça-feira, 15, que o número de casos confirmados de dengue na cidade teve uma queda de 71,83% no último ano, em relação a 2017.

De acordo com a administração, entre janeiro e dezembro de 2018 foram confirmadas 376 ocorrências da doença contra as 1.335 do igual período antecessor.

O Coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, explicou que a baixa mostra a seriedade do trabalho realizado diariamente pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Endemias, e os múltiplos parceiros. Ele lembra que para obter esse resultado houve uma gama de medidas tomadas em conjunto com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, a população, entidades de classe e demais.

“No entanto, não podemos nos descuidar, principalmente nesta época quente e chuvosa, que fornece condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, alerta o coordenador.
A gestão republicana tem desenvolvido continuamente, no decorrer do ano, ações de contenção contra as arboviroses. Além das visitas de rotinas a domicílios e limpeza dos terrenos, a equipe de endemias acompanha a cada 15 dias todos os 150 pontos estratégicos do município (borracharias, ferros-velhos, oficinas, entre outros) que concentram grandes números de potenciais criadouros. Esses locais são tratados com inseticidas e larvicidas, com o objetivo de eliminar possíveis fêmeas do mosquito.

Cesário também aponta os bloqueios de casos como fundamentais para evitar a proliferação da doença nas imediações. A ação conta com todas as unidades de Saúde, que notificam o Centro de Endemias toda vez que um cidadão suspeita ou contrair qualquer uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A partir daí, uma equipe é direcionada para o endereço que reside o paciente e nesta localidade é feita uma pulverização que alcança aproximadamente 900 metros ao redor do imóvel.

Durante todo o ano de 2018, também foram feitos diversos mutirões que diminuíram o índice de infestação de 3,5 % (em fevereiro) para 0,3% (em setembro). Só na região central da cidade, com apoio da CDL Sinop, ACES, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, uma grande ação voltada à eliminação de focos e potenciais criadouros do mosquito resultou na vistoria de aproximadamente 1.500 imóveis (entre comércios e casas) em 54 quarteirões entre as Avenidas Itaúbas, Embaúbas, Figueiras e Jacarandás.

Já as equipes das secretarias de Educação e Saúde fizeram um forte trabalho de conscientização da população com especialistas nas creches, escolas, faculdades e empresas públicas e privadas para difundir informações sobre a prevenção.

Saiba mais

Sempre que for necessário denunciar um local que represente potencial criadouro para o mosquito o cidadão deverá utilizar um dos canais para registrar sua denúncia. Em Sinop, está à disposição da população o telefone (66) 3511-1829, o site da Prefeitura de Sinop (clicando-se no atalho que direciona para o site do www.seligasinop.com.br) e o aplicativo Se Liga Sinop. O software é gratuito, podendo ser baixado no celular.

Assim que acionado, o Centro de Endemias realizará a avaliação do risco no local e as medidas cabíveis serão tomadas em até cinco dias úteis.



Fonte: https://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/Casos-de-dengue-caem-7183-em-2018--6525/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/