Notícias Correio 22
 
25/02/2019
 
Sinop fecha 2018 cumprindo 90% de metas do planejamento estratégico
Sinop fecha 2018 cumprindo 90% de metas do planejamento estratégico
Mato Grosso - A prefeitura de Sinop, administrada pela republicana Rosana Martinelli (PR-MT) realizou, na última quinta-feira, 21, na Câmara Municipal, audiência pública para apresentação dos resultados das metas instituídas no Planejamento Estratégico de 2018.

Segundo a gestão republicana, o evento foi acompanhado por representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Conselhos de Políticas Públicas em atividade no município, representantes da sociedade civil organizada, professores e acadêmicos das Universidades, entre outras pessoas.

De acordo com o balanço, das 40 metas estratégicas traçadas para 2018 em âmbito da administração pública, isto é, a soma das dez secretarias de governo mais o Procon e o Prodeurbs, 36 foram atingidas, perfazendo 90% do planejamento estratégico. Quatro (10%) foram alcançadas de forma parcial. Na comparação com 2017, o município manteve seu desempenho, visto que, naquela ocasião, atingiu 90,3% de cumprimento.

"Colocamos todas as metas para as equipes trabalharem e precisam ser atingidas.
Estamos com números extremamente positivos, pois atingimos 90% de todas as metas almejadas. Sinônimo que estamos cumprindo nosso papel como gestores das pastas e com resultados extremamente positivos", ressaltou a gestora republicana.

No último ano, a administração alcançou resultados que variaram de 90% a 100% nas áreas de Educação, Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Procon, Meio Ambiente, Administração, Projetos de Desenvolvimento Urbano (Prodeurbs) e Esporte.

“O município manteve o ótimo desempenho dos anos anteriores devido à dedicação da equipe técnica e ao apoio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Assim, estamos evoluindo no objetivo de tornar a Gestão Pública cada vez mais eficiente”, frisou Adriana Casturino, diretora de Planejamento Estratégico.

Na Educação, por exemplo, entre os índices positivos esteve a ampliação de 45% para 48% na cobertura potencial para atender crianças de 0-3 anos em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s). E a Rede Municipal de Educação também manteve o atendimento de 100% das crianças na faixa etária de 04 a 05 anos.

Na Saúde, um dos melhores resultados foi a queda da taxa de mortalidade infantil e que estava planejada reduzir de 13,90 para 12. Com os esforços da Secretaria, a taxa baixou para 8.5 por 1.000 nascidos vivos, em 2018.

A participação da população em atividades desportivas e de lazer ofertadas pela Prefeitura de Sinop também avançou. A meta traçada na área de Esporte era envolver 18.685 pessoas e, ao fim de 2018, foram 21.826.

O Procon tinha o objetivo de orientar 400 fornecedores até o final de 2018, mas esta meta foi superada e o órgão de defesa do consumidor alcançou 571 fornecedores.

No Desenvolvimento Econômico, o atendimento aos produtores rurais passou de 2.383 em 2017 para 3.868 no ano de 2018.

Na secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o percentual de malha viária recuperada foi elevado de 25% para 28% em 2018.

Na área do Meio Ambiente, graças às ações de educação ambiental, entre os pontos positivos ocorreu o recuo do número de focos de calor. A meta era baixá-los para 230, mas foi superada, chegando a 154 focos em 2018.

Na Secretaria de Administração, os variados cursos ofertados pela Escola de Governo motivou uma superação da meta de capacitação, que chegou a 72,8% dos servidores.

Na Cultura, houve uma elevação no número de eventos culturais de oito para 14 no ano passado.

ALERTA

Um dos indicadores apresentados durante a audiência chama a atenção para o papel do cidadão e sua co-responsabilidade em auxiliar o governo municipal a cumprir seu plano de trabalho. O cenário preocupante está no trânsito e diz respeito ao objetivo de “reduzir o número de mortes causadas por acidentes”. Segundo os dados registrados, mesmo diante de uma série de ações executadas pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, Sinop não atingiu a meta que visava a uma queda em 5% no total de óbitos no trânsito de 2017 para 2018, devido ao excesso de velocidade em vias públicas e que ainda permanece.

“Infelizmente, quando a estatística é direcionada aos números de óbitos nos acidentes de trânsito, percebemos que a indiferença tem ceifado muitas vidas do seio familiar, deixando famílias desamparadas e pessoas mutiladas ou inválidas. Todos nós temos o conhecimento sobre o tema direção defensiva, ou, pelo menos, já ouvimos alguém falar sobre o assunto. São 5 regras, mas citar apenas duas delas já é suficiente para exemplificar as perdas de nossos irmãos sinopenses: previsão e atenção. Muitos acidentes ocorrem pela falta destes dois termos que, associados à imprudência da velocidade acima do permitido para a via, nos leva aos números de óbitos de 2018”, alertou o Guarda Civil Municipal Alessandro Silva Oliveira, responsável pela apresentação dos dados.

Só em 2018, 74 pessoas perderam suas vidas em acidentes de trânsito na área urbana de Sinop.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico consiste em um conjunto de metas de diferentes áreas a serem atingidas em curto, médio e longo prazos no período de 20 anos (2017-2036). Os resultados - sejam eles positivos ou negativos - ficam registrados formando uma série histórica que auxilia na tomada de decisão da Gestão Pública Municipal, mediante os cenários apresentados. Sua implantação data de 2012, sob a gestão do então Prefeito Juarez Costa, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado. No primeiro ano da gestão da prefeita Rosana Martinelli foi revalidado para os próximos 20 anos.

Atualmente, 24 municípios de Mato Grosso trabalham com o planejamento estratégico em conjunto com o TCE. Sinop, Tangará da Serra e Campo Verde são considerados cases de sucesso.

Fonte: https://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/Sinop-fecha-2018-cumprindo-90-de-metas-do-planejamento-estrategico-6613/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF


SAC

Tel.: - (61) 32029922

Instituto Alvaro Valle

Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/